PROJETO MANGUEIRA

Bm_day_031.jpg

Desafio:
O Coletivo Brazilian Burners, do qual nós fazemos parte, conseguiu a aprovação do primeiro projeto de instalação de arte 100% brasileira no Burning Man, um evento anual que reúne cerca de 70 mil pessoas no deserto de Black Rock, em Nevada – USA. O grande desafio consistia em arrecadar a verba necessária para a concretizar o projeto.

 

Essência do projeto:
Levar a criatividade brasileira para o maior evento de contracultura do mundo, que é o Burning Man.



Insight:
A estratégia de viabilização do projeto precisaria respeitar totalmente a filosofia e os princípios do Burning Man: o trabalho colaborativo e a não-exposição de marcas deveriam ser os pilares do nosso pensamento. 

 

Solução:
Em uma experiência de trabalho totalmente colaborativa, desenvolvemos uma estratégia que consistia em crowdfunding, eventos de fundraising e ativação de possíveis investidores. Em parceria com a plataforma Benfeitoria, lançamos a campanha para o financiamento coletivo de parte da verba necessária com recompensas que iam desde óculos à obras de arte de renomado artistas brasileiros. A campanha teve bastante alcance, atingindo a meta de R$20.000,00 em 1 mês. Complementando essa frente, fizemos festas e pequenos eventos de fundraising nas principais capitais do país – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia. Também traçamos um plano de divulgação do projeto através de diversos meios de comunicação, eventos e influenciadores, entre eles o programa Profissão Repórter da TV Globo, o Móv3l da MTV, palestra no Festival Path, o blog Adoro Farm, a revista Noo e a escola de criatividade Perestroika. Com essa estratégia foi possível divulgar o projeto, arrecadar a verba necessária e fincar a bandeira brasileira no maior evento de contracultura do mundo.

 

O porquê de nos orgulharmos:
O Projeto Mangueira foi a prova concreta de que é possível engajar pessoas das mais diversas frentes em torno de um propósito claro e forte. 

 
 

BAZARCA

Desafio:
O consumo desenfreado tem inúmeras consequências negativas para o planeta: a produção de bens gera excedente em lixo e desperdício que causam um impacto ambiental preocupante. E uma das indústrias onde o consumo é mais estimulado é a indústria da moda. Nosso desafio era criar um evento em que, ao mesmo tempo que proporcionasse a reutilização de roupas e sapatos acumulados, também incentivasse a reflexão em relação ao consumo consciente de moda.

 

Essência do projeto:
Estimular o consumo de moda de forma sustentável e consciente.

 

Insight: 
Criação de um evento de moda sustentável onde roupas de segunda-mão seriam vendidas à preços acessíveis.

 

Solução: 
Em parceria com a Arca Urbana, desenvolvemos o BazArca, uma pop-up store de 3 dias em Botafogo, toda montada a partir de materiais que já possuíamos ou coletados entre amigos, ou seja, praticando o consumo zero. Mais do que uma loja, criamos um espaço de convivência, com música, comidas naturais e cerveja orgânica, de forma a proporcionar um momento agradável e de interação entre os participantes do evento. As roupas acumuladas foram divididas entre venda e doação, e nos comprometemos também em receber doações dos visitantes, que foram encaminhadas para a ONG Saúde Criança. Todas as roupas colocadas à venda estavam em perfeitas condições e foram disponibilizadas a preços super acessíveis. O evento contou com divulgação na Noo e no SerHurbano e movimentou bastante gente, tanto através das redes sociais quanto quem estava de passagem pelo local. Por conta do sucesso, novas edições acontecerão, sendo a próxima no mês de Novembro de 2015.

 

O porquê de nos orgulharmos:
O evento aborda um tema bastante sensível atualmente, que é a importância da consciência do nosso impacto enquanto consumidores, de uma forma produtiva e leve. Todo o evento foi feito pelo grupo de forma totalmente colaborativa, sem hierarquia, com todos profundamente envolvidos. Entendemos que somente no coletivo seria possível levantar uma loja em 1 noite, completamente alinhada aos valores do projeto, sem descarte nem consumo desnecessários.

 
11800535_10200771750931627_6785928192129114488_n.jpg
 

ZÏAH

Desafio: 
Conseguir retratar de forma lúdica e envolvente os fatores que tornam a ZÏAH uma marca diferenciada de biquinis.

ALL ABOUT

Screen Shot 2015-10-28 at 6.34.31 PM.png

Desafio:
Após 10 anos dedicados ao mercado de e-learning, a Asterisco percebe que seus serviços eram bem mais abrangentes do que oferecer soluções educacionais corporativas. O desafio era de reposicionar o negócio e se lançar no mercado como uma nova empresa de consultoria de inovação, a All About, incorporando as habilidades da empresa anterior como um dos braços do novo negócio.