Desafio:
O consumo desenfreado tem inúmeras consequências negativas para o planeta: a produção de bens gera excedente em lixo e desperdício que causam um impacto ambiental preocupante. E uma das indústrias onde o consumo é mais estimulado é a indústria da moda. Nosso desafio era criar um evento em que, ao mesmo tempo que proporcionasse a reutilização de roupas e sapatos acumulados, também incentivasse a reflexão em relação ao consumo consciente de moda.

 

Essência do projeto:
Estimular o consumo de moda de forma sustentável e consciente.

 

Insight: 
Criação de um evento de moda sustentável onde roupas de segunda-mão seriam vendidas à preços acessíveis.

 

Solução: 
Em parceria com a Arca Urbana, desenvolvemos o BazArca, uma pop-up store de 3 dias em Botafogo, toda montada a partir de materiais que já possuíamos ou coletados entre amigos, ou seja, praticando o consumo zero. Mais do que uma loja, criamos um espaço de convivência, com música, comidas naturais e cerveja orgânica, de forma a proporcionar um momento agradável e de interação entre os participantes do evento. As roupas acumuladas foram divididas entre venda e doação, e nos comprometemos também em receber doações dos visitantes, que foram encaminhadas para o XPTO. Todas as roupas colocadas à venda estavam em perfeitas condições e foram disponibilizadas a preços super acessíveis. O evento contou com divulgação na Noo e no SerHurbano e movimentou bastante gente, tanto através das redes sociais quanto quem estava de passagem pelo local. Por conta do sucesso, novas edições acontecerão, sendo a próxima no mês de Novembro de 2015.

 

Porque nos orgulhamos: 
O evento aborda um tema bastante sensível atualmente, que é a importância da consciência do nosso impacto enquanto consumidores, de uma forma produtiva e leve. Todo o evento foi feito pelo grupo de forma totalmente colaborativa, sem hierarquia, com todos profundamente envolvidos. Entendemos que somente no coletivo seria possível levantar uma loja em 1 noite, completamente alinhada aos valores do projeto, sem descarte nem consumo desnecessários.